Olegário

Olegário

NOSSA HISTÓRIA

HISTÓRIA DO PATRONO

            Olegário José de Godoy, o Sorocabinha nasceu em Dois Córregos/SP em 03 de janeiro de 1895 e faleceu em São Paulo/SP em 10 de julho de 1995.
            Olegário José, o Sorocabinha, era filho de machadeiro e cantador Nhô Juca Sorocaba, também conhecido por Sorocabão. Conheceu Manuel Rodrigo Lourenço, com quem formou uma dupla posteriormente, quando tocava viola num armazém.
Viajou para São Paulo em companhia de Cornélio Pires, fazendo apresentações na capital paulista, no Cine República, com a Turma Caipira formada por Arlindo Santana, Caçula, Ferrinho, Mariano, Sebastião Ortiz e Zico Dias e Sorocabinha.
            Em 1929, voltou a se encontrar com Cornélio, que estava criando a sua Turma Caipira. Viajou para São Paulo, mais uma vez, apresentando-se por cerca de um mês no Cine Paulista em shows diários. No mesmo ano viajaram para o Rio de Janeiro, onde realizaram as primeiras gravações de músicas caipiras. Em seguida, rumaram para Santos, onde fizeram as últimas apresentações da Turma Caipira. Pouco depois, Sorocabinha se uniu a Manoel Rodrigues que adotou o nome de Mandi para criar a Turma Caipira Victor.
            A dupla gravou cerca de 64 discos pela Colúmbia, RCA Víctor, Odeon e Parlophon. Em 1932, participaram do filme “Vamos Passear”, no qual cantaram “Caboclo Feliz”, “Caipira Mulato” e “Imposto do Selo”. As músicas da dupla são consideradas documentos históricos por falarem de temas da época, como a crise de 29, a Revolução Constitucionalista de 32 e outros. Em 1934, gravaram “Tempo Ruim” e “A Muié que Cortô o Cabelo”, de autoria da dupla.
            Em 1936, Sorocabinha mudou-se para São Paulo o que dificultou a continuação da dupla, pois Mandi permaneceu em Piracicaba. Mesmo assim, a dupla ainda duraria mais dois anos. Sorocabinha continuaria com outros parceiros até 1951, quando encerrou definitivamente a carreira.
Informações extraídas do site Dicionário Cravo Albin

Mais sobre o Patrono: http://www.sorocabinha.com.br/Index.htm


NOSSA HISTÓRIA...


          Ao final de dois mil e doze os profissionais da EM Vereadora Aracy de Ângelo e a Educação de Jovens e Adultos da EMEB José Luís Jucá tomaram ciência de um projeto da SE.12, que previa a junção da EJA dessas duas unidades em um único espaço. Além disso, essa escola seria sede de outros programas e demandas como a EJA Servidor do Bairro Vivaldi e Lavínia, das expansões da Imagem Pessoal (José Ibiapino, Mitsuo Kagawa e do CEU Celso Daniel) e do PEAT (Programa Educacional do Adolescente para o Trabalho).
          A EMEB Olegário José Godoy, inaugurada em dois mil e onze, a partir desse projeto, deixaria de atender a Educação Infantil e o Ensino Fundamental I, transferidos em sua grande maioria para o CEU Regina Rocco Casa I e II, tornando-se uma escola exclusivamente de EJA no ano de dois mil e treze. Para isso passaria por um processo de readequação de sua infraestrutura para a mudança de atendimento. Principalmente os banheiros, lavatórios e salas destinadas aos cursos profissionalizantes sofreriam algumas alterações no inicio deste ano, e, portanto, os cursos mantiveram-se nas unidades de origem até a efetiva mudança, dia catorze de março.
          Este processo de transformações incluía toda a equipe de gestão: direção, coordenação pedagógica e orientadora pedagógica, profissionais recém chegadas a Educação de Jovens e Adultos do município, com o grande desafio de apropriar-se da diversidade de modalidades que seriam oferecidas neste novo espaço e sua implementação.



10 comentários:

  1. Tenho muito orgulho de fazer parte desta história, desde 2013 partilhamos emoções, conquistas e desafios!
    E você? Conte sua história e relação com a escola.
    Daiana

    ResponderExcluir
  2. Fico muito feliz em fazer parte dessa equipe!!

    ResponderExcluir
  3. Profa. Vera 18 de agosto de 2015

    O blog está lindo e tenho certeza que boas práticas irão enriquecê-lo ainda mais. Parabéns a todos os profissionais que fazem parte dessa história.

    ResponderExcluir
  4. Eu achei uma historia muito importante por que fala a respeito da nossa escola e também sobre a educação dos alunos.

    ResponderExcluir
  5. eu achei muito legal.

    Responder

    ResponderExcluir
  6. Eu não conhecia a história da escola achei legal a historia

    ResponderExcluir
  7. VERA LUCIA DA SILVA3 de julho de 2023 às 22:06

    GRATIDÃO PELA OPORTUNIDADE DE PODER ESTUDAR NA EMB OLEGARIO JOSÉ DE GODOY BJ

    ResponderExcluir
  8. eu achei uma historial legal proqe fala da nossa escola

    ResponderExcluir